CRISTIANE PETER e MÁRCIA MARCHETTO inauguram exposições individuais no Ordovás
07/08/2019 :: Convocatória da XII Semana da Fotografia de Caxias do Sul
Depois do absoluto sucesso na abertura da mostra coletiva "Alquimia da Foto", ocorrida ontem à noite, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, vide fotos aqui, o Clube sente-se orgulhoso em anunciar e convidar o público para a inauguração de mais duas exposições fotográficas individuais de suas associadas, no próximo dia 09 de agosto, às 19:00h, no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, em Caxias do Sul.

Trata-se dos ensaios fotográficos: "Caixinha de Música", de Cristiane Peter, e  "Olhando pra Dentro-Resgate", de Márcia Marchetto.

Os Projetos das associadas foram classificados na convocatória lançada pela Secretaria Municipal de Cultura, através de sua Unidade de Artes Visuais, em parceria com a Sala de Fotografia, da Professora Liliane Giordano, e outras iniciativas privadas apoiadoras, dentre elas o Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul, cujas exposições integram as atividades da XII Semana da Fotografia de 2019. Além de Cristiane e Márcia, também classificou-se o Projeto fotográfico "Cores e Dores da Ilha de Fidel", do associado Luís Fernando Barp, cuja exposição está agendada para o final do ano.

"Caixinha de Música", como define Cristiane, é um ensaio que pretende mostrar a dicotomia existente no comportamento feminino. Ao apresentar a delicadeza e a fragilidade de uma bailarina, como representação de um sonho de menina e sua caixinha de música, contraposta ao cenário rude e abandonado para onde foi transportada, a autora explica que, do sonho ao real, a mulher sempre consegue se mostrar delicada e forte ao mesmo tempo.
Uma das fotos que estarão no ensaio de Cris:

O ensaio "Olhando pra Dentro-Resgate", é mais um projeto fotográfico de cunho social desenvolvido pela Márcia (já tendo trabalhado com imigrantes senegaleses, bebês prematuros, idosos, dentre outros). Trata-se de um  trabalho que pretende reproduzir os grandes monstros que os adolescentes enfrentam ao longo dessa fase de suas vidas, sofrendo com os padrões que lhes são impostos, tais como forma física, situação social, cor, crenças e até mesmo opção sexual. Numa realidade absurdamente virtual, os adolescentes buscam, incessantemente, um padrão ideal, mas, no caminho, muitos se julgam inadequados, feios, incapazes, impotentes para aceitação da sociedade, elevando, assim, o índice de depressão e até suicídio entre eles.
Uma das fotos que estarão no ensaio de Márcia:

Parabéns aos sócios classificados! O Clube do Fotógrafo sente-se orgulhoso e imensamente feliz pelo sucesso de vocês!

As exposições de Cristiane Peter e Márcia Marchetto, no Ordovás, bem como a mostra coletiva do Clube, "Alquimia da Foto", na Casa de Cultura, ficarão abertas à visitação até o dia 31/08/2019 e integram a programação da   XII Semana da Fotografia de Caxias do Sul.

Esperamos a sua visita!